sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FBF reúne clubes da 2ª divisão do Baianão 2012

Na manhã desta quinta-feira (2), o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, se reuniu com representantes e dirigentes das oito equipes (Colo-Colo, Ipitanga, Jequié, Guanambí, Galícia, Botafogo, Ypiranga e Jacuipense) que já estão garantidas na disputa da 2ª divisão do Campeonato Baiano. O pré-arbitral serviu para discutir e amadurecer a fórmula de disputa da edição 2012 da competição. Entretanto, um fato é certo: A bola começa a rolar no dia 29 de abril.

Em 2011, as equipes ficaram divididas em dois grupos, com todas disputando entre si jogos de ida e volta e as duas melhores de cada grupo avançaram de fase. Os quatro clubes foram divididos em duas chaves para as semifinais, onde os vencedores (Juazeirense e Itabuna) garantiram o acesso à elite do futebol baiano e ainda disputaram o título, conquistado pelo Juazeirense.

A fórmula utilizada no ano passado agradou a maioria das agremiações e será votada no próximo encontro. A entidade e os clubes voltam a se reunir no dia 24 de fevereiro, quando será definida a fórmula e apresentados regulamento, plano de ação e a tabela provisória da segundona.  

“O pré-arbitral foi de grande importância, pois os clubes puderam discutir os prós e contras das fórmulas de disputa. Deixei-os a vontade para decidirem o que acham melhor”, destacou Ednaldo Rodrigues.

Durante a reunião, também foram debatidos temas referentes à captação de recursos de patrocínio e visibilidade de transmissão televisiva. Segundo Rodrigues, o objetivo é fazer com que, de forma gradativa, a 2ª divisão chegue ao mesmo patamar de recursos alcançados pela 1ª divisão do Baianão.

“Já iniciamos conversas com o Governo do Estado. A FBF e os clubes estão buscando parceria com emissora de TV e apoio do Governo, Embasa e Bahia Gás”, completou o dirigente.

Além de Ednaldo Rodrigues, marcaram presença no pré-arbitral o presidente da CEAF-BA, Wilson Paim, e a diretora técnica da FBF, Taíse Galvão. Representando os clubes, compareceram os presidentes do Ipitanga, Renato Brás; do Galícia, Raimundo Nonato Reis; Ypiranga, Emerson Ferreti; Jequié, Jorge Nery; Botafogo, Adalberto Lopes; Guanambí, Gervásio Araújo; Jacuipense, Felipe Carneiro; e Colo-Colo, Walter Telles. Também participaram o conselheiro e diretor de futebol do Galícia, Daniel Rego; o presidente do Conselho Deliberativo do Ypiranga, Valdemar Filho;  o presidente do Conselho Deliberativo do Colo-Colo, José Maria entre outros dirigentes.

Como é composta por dez equipes, a 2ª divisão do Baianão 2012 ainda possui duas vagas em aberto. Atlântico, Camaçariense, São Cristóvão, Cruzeiro e Astro disputam, através do Torneio Seletivo, a chance de se juntarem a estes oito clubes na briga por um lugar no mais importante campeonato de futebol da Bahia. 

*Informações e foto do site da FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário